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Design Thinking (DT)

 

 

 

 

O que é Design Thinking?

 

Design significa “Projeto” e Thinking significa “pensamento” do verto to think que é “pensar”. Juntando ambos, Design Thinking podemos traduzir como “Desing para Pensar” ou “Pensamento do Design”. O termo DT começou a ser popularizado nos anos 2000 por uma agência de inovação chamada IDEO (www.ideo.com), localizada no Vale do Silício, fundada por professores da Escola de Design da Stanford University.

 

DT combina Qualidade Estética com funcionalidade e utilidade para o usuário de produtos ou serviços. Mas ainda vai além; uma nova forma de pensar e ser, abordar um problema, ou como um “modelo de pensamento que coloca as pessoas no centro da solução de um problema”. É um novo jeito de pensar e uma nova forma de abordagem de problemas.

 

Baseia-se em três pilares:

  1. Empatia

  2. Colaboração

  3. Experimentação

 

Um conceito muito utilizado dentro do DT é “Inovação”. Se procurarmos o significado no dicionário, Inovação significa “aquilo que é novo, coisa nova, novidade”.

 

Usualmente temos dois conceitos relacionados a Inovação:

  • Inovação Incremental – Melhoria de produto ou serviço já existente

  • Inovação Disruptiva – Criação ou surgimento de algo completamente inusitado, que rompe paradigmas estabelecidos ou fornece uma possibilidade até então desconhecida.

 

A inovação somente é validada quando as pessoas envolvidas (usuário e o público) percebem uma mudança em suas vidas, e isso significa “Inovação é Valor Percebido”.

 

Portanto sob este conceito, não adianta pensar e criar algo “fora da caixa” se o usuário e o público a ser beneficiado não estiverem inseridos durante o processo de desenvolvimento. No DT a inovação acontece tanto “dentro” quanto “fora da caixa”.

 

Uma outra premissa que o DT considera é favorecer Inovação e processo inovadores em modelos de estrutura pouco ou não flexíveis como Organizações, Instituições e Escolas, através de colaboração entre as pessoas e de aplicação de criatividade, utilizando para isso o pensamento analítico que é baseado no passado para entender o momento atual, e o abdutivo, baseando-se em hipóteses a serem validadas por experimentação.

 

O pensamento analítico-dedutivo é o raciocínio lógico, trazendo uma conclusão baseado em premissa ou premissas verdadeiras. Pensamento analítico-indutivo aquele muito empregado em pesquisas, Survey, quando através de uma “Amostra” estatisticamente representativa tenta-se inferir uma representação da “População”.

 

E o valor percebido pelas pessoas necessita não somente do pensamento analítico, mas também do abdutivo para uma melhor compreensão do cenário, do ambiente de imersão dos problemas. É necessário valorizar o erro como parte do processo de aprendizagem e desenvolvimento.

 

Baseado nesta sucinta explanação, devido as necessidades de agilidade e assertividade que estamos vivendo em nossos dias, principalmente com o advento da Industria 4.0 e as Tecnologias de Informação e Comunicação, que aceleraram as Mudanças, o DT vem para auxiliar a integração e a comunicação entre os grupos de pessoas envolvidos como o processo de desenvolvimento de novos produtos e processos, auxiliando atingir os objetivos mais rapidamente e com mais valor precebido pelos cientes.

 

Um modelo tradicional utilizado é o Modelo Duplo Diamante

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